segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como guardar corretamente seus utensílios de maquiagem

Quando o assunto é produção, a maioria das mulheres sabe que uma boa maquiagem pode fazer toda a diferença no visual. Seja ela mais marcada, seguindo as tendências da moda, ou em tons mais claros, para as que são mais discretas, para que o resultado seja bom é preciso contar com bons aliados. São eles pincéis, esponjas e aplicadores dos mais variados tamanhos e com as mais variadas finalidades que são tão importantes quanto os produtos.
Por isso, além de conservar a maquiagem é essencial preservar esses utensílios. Quando estão sujos podem acumular fungos e bactérias que causam reações alérgicas, espinhas e até conjuntivite. A química dos próprios produtos já pode ocasionar problemas, como dermatite e a acne cosmética, mas quando o utensílio utilizado está contaminado a reação tende a ser mais intensa e precisa ser tratada com medicamentos.

Para evitar esses transtornos basta seguir algumas dicas:

1) Todos os pincéis devem ser lavados ao menos uma vez por mês com produtos como sabão de coco e sabonete liquido glicerinado. É importante que as cerdas do pincel sejam colocadas em água corrente, mas sem que o cabo entre em contato com a água. Para amaciar as cerdas, evitando que elas fiquem espigadas, uma gota de condicionador hipoalergênico é essencial.

2) Após secarem durante três a quatro horas ao ar livre e longe do sol, devem ser guardados em uma necessaire arejada. Já os pincéis de base precisam passar por esse procedimento todas as vezes que forem usados.

3) Quanto às esponjas, o indicado é que sejam descartáveis. Quando não, precisam ser trocadas regularmente. Isso porque, com o tempo, restos de filtro solar se acumulam e células mortas da pele, ácaros e sujeira ficam grudadas no material.

4) Além disso, é necessário cuidar também da maquiagem. Sombras, bases sólidas e blushes podem acumular restos de células mortas e poeira, e ser um importante foco de desenvolvimento de bactérias e fungos facilitando a contaminação. Por isso é importante que ela nunca seja guardada no banheiro, já que com o vapor do chuveiro a vida útil e a qualidade dos produtos diminuem.

2 comentários:

  1. Oiii.Muuito útil este post. Faz um tempo rolou uma dúvida sobre os pincéis numa comunidade de cosméticos ( orkut) da qual participo.
    Uma dúvida . Em relação aos pincíes ... o sol prejudica a estrutura ou a ocolagem dos fios ? Porque em relação à higiene é bom. Nosso amigo redondinho emite radiação ultra-violeta que na microbiologia é utilizada para esterilizar superfífies. Assim deixar os pelinhos no sol ajuda a eliminar as bactérias, fungos e ácaros.
    Entretanto se o calor do sol diminuir a vida útil dos pincéis talvez não valha o benefício . beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ah.. estou seguindo. Adoro dicas de maquiagem. venha bater um papinho no perfumesbighouse. Lá vc encontra tudo sobre perfumes. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir